top of page

Leão Chinês



Os Cães de Fu, também Cães de Buda ou Leões coreanos, são poderosos animais míticos que têm sua origem na tradição budista. Na medida em que os chineses empregam o termo 'Fo' para se referir a Buda, pode-se falar também de "Cães de Buda".

Parece que os cães de Fu são na realidade leões, já que o leão é um animal consagrado a Buda.


Foram introduzidos com o budismo, como defensores da lei e protectores dos edifícios sagrados.



Estes animais são também conhecidos como "cães da felicidade" ou "cães celestiais" e são emblemas de valor e energia, complementos indispensáveis da sabedoria.



O simbolismo dos cães de Fu é considerado também nos estudos sobre o Feng Shui, que lhes associa a vigilância, o jogo limpo e a defesa do débil.



Na China são conhecidos como Rui Shi (瑞獅).




Os cães de Fu mostram-se em pares (daí o plural) e com uma ou ambas patas dianteiras apoiadas sobre uma esfera. Com frequência encontramo-los protegendo simbolicamente a entrada de templos e tumbas com o fim de amedrontar profanadores, demónios e outro espíritos malignos. Como exemplo, a Cidade Proibida, na China, está zelosamente guardada por vários casais de cães de Fu. A bandeira do Tibete por sua vez, inclui-os como um dos motivos centrais.



Seus olhos estão sempre abertos com um olhar feroz pretendendo transmitir proteção contra maus espíritos que queiram violar a tranquilidade do lugar. O animal é símbolo de energia e valor.


Os pares de cães Fu costumam encontrar-se sexuados. Assim, no casal que guarda a sagrada entrada de um recinto, diferenciamos o exemplar macho porque este apoia a sua pata numa órbita, enquanto a fêmea tem uma cria. Em rigor, cada um dos quais possui diferentes poderes e atributos.









0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page